Paginass

Síndrome de uma planta só

    Síndrome de uma planta só é uma brincadeira que inventei para explicar o caso mais comum de morte de bonsais orquideas e tantas outras plantas que morrem quando ganhadas de presente ou mesmo compradas por acaso no mercado ( ahhh... vamos levar uma plantinha ,... que linda...) e depois de passado alguns dias ou semanas começam a aparecer coisas estranhas , secam galhos, caem folhas tudo sem explicação ou aviso prévio. Mas essa síndrome tem uma cura muito especial, que é adquirir mais e mais plantas... sério por incrível que possa parecer , ao adquirir mais plantas e mais mudas aumenta nossa responsabilidade com elas e vontade de conhecer sobre elas e estudar , perguntar e assim aumentar nosso contato com esses seres tão especiais, é como uma cura , além disso uma planta só, é mais fácil de esquecer de molhar , mais difícil de adubar e sem contar o quanto ficamos em cima da pobrezinha  (vai morrer... não não vai... vai sim .. tá caindo as folhas... mais água... não.... molhando muito ... ) só de diminuir essa pressão parece que a planta já começa entrar numa harmonia maior com a gente e com o ambiente que ela está. Por tanto estejam sempre cercados de muitas plantas , que com certeza além de cuidar melhor delas você receberá ótimas energias.

 Miguel

3 comentários:

Edicarlos disse...

conconrdo com sua teoria, inclusive eu mesmo já sofri desse "mal" hehegehge

maria de fatima disse...

Há algum tempo li o que voce escreve sobre a 'sindrome de uma planta só' e comecei a contar as pessoas esta historinha. Achei muito legal.

Miguel Nolli disse...

Valeu pelos comentarios, tem também o caso onde compramos flor extressada que está em floração máxima pois foi adubada perfeitamente em estufa perfeita pra ela em grandes viveiros comerciais, e agora se encontra saindo do hipermercado já extressada em direção a um ambiente totalmente novo, nesse caso então acho que já devemos saber que no mínimo a floração atual vai se desmanchar, costumo me preocupar também com o solo e não deixar faltar aguá e muito menos sobrar.

Abraços

Obrigado pela Visita